Governo do Distrito Federal

SOS Criança DF

Secriança mobiliza rede para proteção de crianças e adolescentes no carnaval

ASCOM – SECRIANÇA

Faltando pouco menos de um mês para o Carnaval a Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude (Secriança) já está pensando na proteção de crianças e adolescentes durante os dias de festa. Na quinta-feira, 18, a Secriança reuniu a rede de proteção para debater as ações de prevenção à violação de direitos durante a folia. Trabalho infantil, uso de bebidas alcoólicas, exploração e abuso sexual e desaparecimento de crianças são as principais preocupações para o período carnavalesco. A campanha desse ano terá o mote “Direito de ser criança, direito de brincar o carnaval” e é mais uma ação dentro do contexto do Programa Criança Candanga.

Como em 2017, a Secriança produzirá material informativo com dicas para pais, crianças e adolescentes evitarem as violações. A Secretaria distribuirá o material para os blocos carnavalescos, órgãos do Governo do Distrito Federal, empresas de transporte público e os Conselheiros Tutelares estarão, em parceria com as forças de segurança, atuando durante os dias de festa para evitar qualquer tipo de ocorrência que envolva crianças e adolescentes.

Segundo o Secretário Aurélio Araújo, o Carnaval é um período que requer muita atenção, principalmente em relação à exploração do trabalho infantil, a exploração sexual e o abuso de álcool e drogas. “Acreditamos que estas campanhas trazem uma dose de informação muito importante, não só para crianças, adolescentes e seus pais, mas para toda a comunidade, que também é responsável pelo cuidado com nossas crianças e adolescentes e acabam evitando violações”, diz.

Como em 2017, a campanha de Carnaval da Secriança será lançada no bloco infantil Suvaquinho da Asa, no sábado, 27 de janeiro, quinze dias antes do carnaval.

Criança Candanga - Governo de Brasília

Governo do Distrito Federal