Direito de Brincar é o foco da campanha do Mês da Criança

Lançamento acontece no dia 10, às 14h, no Palácio do Buriti

A Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude (Secriança) abre na terça-feira, 10, as comemorações do Mês da Criança com o início da campanha de arrecadação de brinquedos em todo o Distrito Federal. A ação tem o intuito de promover os direitos das crianças e, para 2017, traz o slogan “Direito de ser criança, direito de brincar”. O lançamento da campanha acontece às 14h no Palácio do Buriti. A campanha faz parte das ações do Criança Candanga.

A campanha de arrecadação de brinquedos terá como pontos de coleta os batalhões da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, as administrações regionais, os conselhos tutelares, o BRB, a Novacap, o DER, a Emater, a Ceasa, a CEB, a Caesb, as estações do Metrô, os postos do DFTrans, os ônibus das viações TCB, Pioneira, os Escoteiros do Brasil e a Federação Espírita Brasileira (FEB). Também são parceiros da iniciativa as Secretarias de Agricultura, Esporte, Turismo e Lazer, Justiça, Mobilidade e Cidades, a Caesb e a Casa Militar.

Empresas, entidades, órgãos públicos e toda a sociedade podem doar brinquedos novos e usados em bom estado. As doações podem ser feitas até o dia 30 de novembro.

“Os brinquedos arrecadados serão entregues às entidades cadastradas no Banco de Alimentos da Ceasa e também serão utilizados para compor as brinquedotecas dos Conselhos Tutelares”, esclarece Aurélio Araújo, titular da Secriança.

Mês da Criança – Outubro, o mês das crianças será repleto de eventos para a meninada por todo o Distrito Federal. Organizados por diferentes entidades de Governo, como as Administrações Regionais, Secretarias, Conselhos Tutelares, forças militares e da sociedade civil, os eventos garantirão um dos direitos primordiais de toda criança: brincar. As ações fazem parte do calendário oficial do programa Criança Candanga, que conta com cerca de 200 ações mapeadas em todo o DF.

“Brincar é um direito essencial. Ele desperta o lúdico, traz uma gama de descobertas e, principalmente, garante que crianças sejam crianças e não tenham responsabilidades para além de suas capacidades”, afirma Aurélio Araújo.

A Secriança, em parceria com o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA/DF) vai promover três grandes eventos com brincadeiras lúdicas, pinturas e outras atrações. Eles acontecerão na Cidade Estrutural, em Planaltina e em Ceilândia nos dias 14, 21 e 28, respectivamente, sempre de 8h às 13h. “Nós, enquanto entidade composta por governo e sociedade civil, mostramos que a responsabilidade pela garantia dos direitos de nossas crianças é de todos”, afirma o presidente do CDCA/DF, Antônio Carlos Carvalho.

“A ideia destes eventos é levar diversão às crianças dessas cidades, trabalhando o conceito dos Direitos da Criança, que precisam ser conhecidos, de forma lúdica”, explica Perla Ribeiro, Subsecretária de Promoção de Políticas para Crianças e Adolescentes.

Criança Candanga – Com o mote “Direito de ser criança, direito de ser feliz”, o programa Criança Candanga é o compromisso do Governo de Brasília em promover e garantir o direito da criança, seu desenvolvimento integral, desde a primeira infância à adolescência.

O programa busca a participação do conjunto da sociedade, em especial das famílias e comunidades para dialogar, respeitar e proteger as crianças e os adolescentes, considerando suas necessidades e contexto de vida.

Uma de suas principais diretrizes é a priorização da Política da Criança e do Adolescente no Distrito Federal em todos os órgãos, com destaque para as áreas de Saúde, Assistência Social, Educação, Cultura, Esporte Turismo e Lazer, Direitos Humanos, Segurança Alimentar e Nutricional, Segurança Pública e Paz Social, de forma articulada e complementar.

Veja o calendário das ações.