Governo do Distrito Federal

Crianças do DF aprendem desde cedo a importância do voto

João Gabriel Amador

 

Se pudesse escolher um personagem do folclore brasileiro como representante do país, em quem votaria? Essa é a pergunta feita a crianças participantes do projeto Inclusão Social desde a Infância, parceria entre a Secretaria de Educação do DF e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF).

Com título de eleitor e até urna eletrônica, estudantes da educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental de 26 unidades da rede pública participaram da eleição, realizada nesta quinta-feira (31). Os pequenos puderam votar em cinco candidatos: Iara, Saci, Negrinho do Pastoreiro, Vitória Régia e Curupira.

O intuito do projeto é aliar o ensino da cultura popular brasileira e noções de cidadania desde os primeiros anos escolares. “Em um primeiro momento, ensinamos sobre o folclore nacional, usando teatro, músicas e histórias. Depois começamos o processo eleitoral, com ‘campanha’ dos personagens, aproveitando para ensinar sobre o direito ao voto e a importância das eleições”, ressalta a diretora Renata Moura, do Centro de Educação da Primeira Infância (CEPI) Gavião, no Lago Norte.

Com proposta de englobar diversos conhecimentos, o programa ainda aborda questões sociais na sala de aula. “Cada personagem é ligado a uma causa, como combate ao racismo, inclusão de deficientes, proteção ao meio ambiente, respeito às mulheres. De forma lúdica, esses temas são abordados e colocados como propostas de cada candidato”,  explica a coordenadora pedagógica da unidade, Lívia Duarte.

Para o evento, professores receberam treinamento do TRE-DF para o manuseio das urnas eletrônicas. Os alunos, por sua vez, receberam títulos de eleitor personalizados para a votação. “Gostei muito. Votei na Iara porque ela vive nos rios”, conta empolgada a pequena Paola Neves, de apenas 4 anos.

O resultado de cada escola será conhecido ainda nesta quinta (31). Mas o personagem folclórico mais votado do DF só será anunciado em novembro, durante evento realizado no TRE-DF, com a participação de representantes dos colégios participantes do projeto.

Criança Candanga - Governo de Brasília

Governo do Distrito Federal