Governo do Distrito Federal

Adolescentes do Sistema Socioeducativo visitam o Quartel General do Exército

Na terça feira, 19, e quinta, 21, adolescentes que cumprem medidas nas Unidades de Atendimento em Meio Aberto (Uama) e Semiliberdade conheceram o Quartel General do Exército e tiveram uma aula de história e cidadania.

Na tarde de terça-feira, um grupo de adolescentes das Uamas do Paranoá, do Plano Piloto, do Núcleo Bandeirante, de Ceilândia, de Taguatinga e da Semiliberdade feminina do Guará visitou o Quartel General do Exército, localizado no Setor Militar Urbano (SMU). Projetado por Oscar Niemeyer, o local conta com um museu que retrata a historia do Exército brasileiro, assim como abriga as dependências da Rádio Verde Oliva, também visitada pelos adolescentes.

“Alguns destes adolescentes nunca tinham vindo a esta área de Brasília e poder visitar as dependências do Quartel, conhecer a historia e o salão Guararapes, descobrindo o papel e a história do Exército é uma verdadeira aula cívica”, afirmou o secretário adjunto de Políticas para Crianças Adolescentes e Juventude, Antônio Carlos Filho, que acompanhou a visita dos adolescentes.

O percurso foi acompanhado pelas explicações do Tenente Ripe, que descreveu as batalhas e histórias do Exército Brasileiro, assim como se faz para ingressar nas forças armadas, convidando os adolescentes a participar destes fatos marcantes e vitoriosos do Brasil, proporcionados pela corporação.

O passeio foi encerrado com uma visita aos estúdios da Rádio Verde Oliva, onde os adolescentes puderam tirar duvidas de como se produz os programas da emissora do Exército. “É uma ação que forma o caráter destes jovens. É uma maneira de formar a identidade e fazer com que a gente se apaixone e queira construir um cidadão melhor”, completou o Major Lisboa.

Na quinta-feira, o mesmo percurso foi feito pelos adolescentes das Uamas do Recanto das Emas, de Samambaia, de Brazlândia, do Gama, de São Sebastião e da Semiliberdade do Gama e de Santa Maria.

A iniciativa é uma parceria da Secretaria da Criança e do Sindicato dos Guias de Turismo do Distrito Federal, com participação do Quartel General do Exército. A ideia é ampliá-la para que mais adolescentes possam conhecer o local nos próximos meses.

Criança Candanga - Governo de Brasília

Governo do Distrito Federal